Livro/Filme: Forrest Gump

 

FORREST GUMP




        "Forrest Gump" é uma obra drama e comédia que inicialmente apresentada em um livro, escrito por Winston Groom e publicado em 1986. Por causa da repercussão e sucesso do livro, em 1994, produziram o filme dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks no papel-título.

        O livro e o filme compartilham a premissa central da vida de Forrest Gump, mas há algumas diferenças significativas entre eles em termos de enredo e desenvolvimento dos personagens.

        No livro, Forrest Gump é retratado de maneira um pouco diferente, com mais ênfase em sua habilidade matemática e aventuras peculiares, incluindo viagens ao espaço e encontros com canibais. Enquanto o filme tende a suavizar algumas das excentricidades do personagem para se concentrar mais no lado emocional e inspirador de sua história, o livro tem um tom mais satírico e extravagante.




        Já o filme apresenta a história da vida de Forrest Gump, o filme se inicia em 1981, onde um homem chamado Forrest Gump senta-se em um banco de um ponto de ônibus, ele passa a contar a história de sua vida para as pessoas que se sentam ao lado dele enquanto aguardam o ônibus, a história conta sobre sua infância e que sofre de alterações genéticas no gene UBE3A, localizado no cromossomo 15 e possui diferentes sintomas, tendo os mais comuns o atraso grave no desenvolvimento intelectual e motor, dificuldade ou ausência de fala e risos involuntários, oque torna um homem com um QI abaixo da média.

        Apesar de suas limitações intelectuais, Forrest se envolve em vários eventos importantes da história dos Estados Unidos no século 20, incluindo a Guerra do Vietnã, o movimento dos direitos civis e a epidemia de AIDS. Alcançando sucesso em várias áreas, como esportes, negócios e cultura. Tudo isso com um dos propósitos salvar a pessoa que Forrest mais ama e difícil de salvar: seu amor de infância, a perturbada Jenny.

Alguns dos temas do filme incluem inocência, amor e perseverança. O filme foi um grande sucesso de bilheteria e crítica, ganhando seis Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Zemeckis e Melhor Ator para Hanks.



        Mesmo com uma grande popularidade no livro, sem dúvidas o filme ultrapassou diversas barreiras e públicos onde o livro não iria chegar, até porque é um clássico de cinema  que faz sucesso até os dias atuais, com adaptação e releitura originou a ideia do filme "No Gogó do Paulinho", filme de comédia brasileiro.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista Com a Escritora Débora Claudio

Resenha Crítica de Ricardo - O Mundo Irritante de Norm

Resumo Mês de Junho: O Pequeno Príncipe