10 Escritores Brasileiros da Literatura Juvenil

 

10 Escritores Brasileiros da Literatura Juvenil




1 - Ziraldo Alves Pinto
  



        Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 no Rio de Janeiro, foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista, advogado e um jornalista brasileiro.

        É conhecido principalmente por ser o criador do "o Menino Maluquinho". Ziraldo foi pai de três filhos, a cineasta Daniela Thomas, o compositor Antonio Pinto e a diretora de teatro Fabrízia Alves Pinto. 

Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957. Seu talento no desenho já se manifestava desde essa época, tendo publicado um desenho no jornal Folha de Minas com apenas 6 anos de idade. Em 1971 começou a trabalhar no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo).


        Em 1960 lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil e recebeu o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.

        Em 1980 lançou o livro "O Menino Maluquinho", seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema, onde lhe rendeu inúmeros prêmios: Prêmio Jabuti (1982 e 1990),
Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2003), Premio Andersen - Il mondo dell'infanzia (2004), Ordem do Mérito Cultural (2005) e o Prêmio Ibero-Americano de Humor Gráfico (2008).

        Faleceu em sua residência no estado do Rio de Janeiro, Lagoa Rodrigo de Freitas em 6 de abril de 2024 aos 91 anos.

2 - Ruth Rocha


        Ruth Machado Lousada Rocha, nascida na Vila Mariana, São Paulo, em 2 de março de 1931, é uma consagrada escritora brasileira de livros infantis. É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38. "Marcelo, Marmelo, Martelo" é o livro mais famoso de Ruth Rocha, fala das manias do garoto Marcelo, que cria novas palavras e deixa seus pais de cabelo em pé.

3 - Maurício de Souza


        Mauricio Araújo de Sousa OMC é um cartunista e empresário brasileiro que criou mais de 200 personagens para sua popular série de histórias em quadrinhos infantis chamada Turma da Mônica. Mônica foi inspirada na segunda filha de Maurício, de quem herdou o nome. Apareceu numa das tiras do Cebolinha, em 1963, e rapidamente se tornou a preferida do público, ganhando uma revista exclusiva em 1970.

4 - Monteiro Lobato


        José Bento Renato Monteiro Lobato foi um advogado, promotor, escritor, editor, ativista e tradutor brasileiro. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Ele faz parte do pré-modernismo, além de ter sido autor de literatura infantil. Suas obras para adultos são caracterizadas pelo nacionalismo e crítica sociopolítica.

5 - Eva Furnari

        

        Nasceu em 1948. Formada em arquitetura pela Universidade de São Paulo, é escritora e ilustradora de livros infantis desde 1980. Já publicou cinqüenta livros. Foi professora de artes; durante quatro anos publicou histórias semanais de Bruxinha, sua personagem mais conhecida no suplemento infantil do jornal Folha de S.

6 - Pedro Bandeira


        Pedro Bandeira de Luna Filho é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Ele adquiriu notoriedade em 1983, com o lançamento de O Dinossauro Que Fazia Au-au, seu livro infantil de estreia e passou a dedicar-se exclusivamente a autoria de títulos infanto-juvenis.

7 - Cecília Meireles


        Cecília Meireles ou Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. Sua obra mais famosa é o livro Romanceiro da Inconfidência. Cecília Meireles é um dos grandes nomes da literatura brasileira. Cecília Meireles é uma escritora brasileira.

8 - Ana Maria Machado


        Ana Maria Machado é uma jornalista, professora, pintora e escritora brasileira. Em 2001, recebeu o Prêmio Machado de Assis – principal prêmio literário brasileiro – pelo conjunto da obra: mais de 100 livros publicados para os mais variados públicos. Uma de suas obras mais importantes é “Tropical Sol da Liberdade”, romance político lançado em 1988.

9 - Mário Quintana



        Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, e em 1919 mudando-se para Porto Alegre onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Sua principal é a A Rua dos Cataventos publicada em 1940. 

10 - Mary e Eliardo França

        


Eliardo e Mary iniciaram sua vida profissional em 1966, ilustrando livros para crianças. Tem livros publicados em várias línguas e prêmios nacionais e internacionais. Revolucionaram as publicações infantojuvenis, produzindo livros com harmonia entre texto e ilustração. A principal obra é o livro "A História dos Pingos" conta como foi o processo de criação dos sete encantadores personagens: Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu, Pingo-de-Flor e Pingo-de-Lua - e como é cada um deles, sua forma e sua personalidade. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista Com a Escritora Débora Claudio

Resenha Crítica de Ricardo - O Mundo Irritante de Norm

Resumo Mês de Junho: O Pequeno Príncipe