Resumo Mês de Julho: Romeu e Julieta em cordel

 Romeu e Julieta em cordel

A literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, originária do nordeste brasileiro, é popular por ser escrita em versos na forma rimada, originado em relatos orais e depois impressos em folhetos.




        
        Romeu e Julieta é uma obra literária considerada um clássico da literatura, escrito por William Shakespeare e adaptado por Sebastião Marinho para um cordel e ilustrado por Murilo em 2011.

        O livro se passa em Verona no século XVI, onde Romeu e Julieta se conhecem em uma festa que a família Capuleto (família de Julieta) prestigiou em seu castelo.

        Romeu era da família dos Montéquios e quando conheceu Julieta, já se amaram, onde Julieta ficava no topo de uma varanda e Romeu subia no pomar para se encontrar com ela. 



        Como poucos encontros eles decidiram se casar, mas escondidos, com medo do pior acontecer. Então disso foi feito, convidaram o Frei Lourenço para abençoar o convento. A família Capuleto ficou sabendo e Tebaldo, primo de Julieta avança sobre Romeu e acaba morrendo no combate, criando uma rivalidade entre as famílias.

        Com as pessoas de Verona sabendo disso, exilam Romeu de Verona. Julieta fica horrorizada com a situação, pois agora vai tem que casar com Páris, um homem que seu pai encontrou para ela.

        Com muita tristeza, Romeu decide ir escondido de noite para dizer o seu adeus eterno. Julieta fala ao seu pai que prefere morrer do que casar-se com Páris. Então ela vai até o Frei Lourenço e pede a ele um antidoto para ela ficar desacordada para pensar que ela  estivesse falecido. Mas Romeu vai ao encontro dela imaginando que tinha falecido e a história nos conta um triste final desse amor encantador.










Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista Com a Escritora Débora Claudio

Resenha Crítica de Ricardo - O Mundo Irritante de Norm

Resumo Mês de Junho: O Pequeno Príncipe