Resumo Mês de Agosto: Terra da Fartura

TERRA DA FARTURA
A História da Colonização de Ibirama
 


        Terra da Fartura, é um livro escrito pelo professor Harry Wiese em 2007 pela editora EdiGrave. O livro conta a história sobre o período colonial de Ibirama e a Região do Alto Vale do Itajaí, onde há capítulos sobre cada assunto que existia nessa época, sendo nome de pessoas pessoas importantes no período colonial, a religião, as etnias (Indígenas, Alemães, Italianos, etc), a educação, saúde, cultura, economia, política, turismo, esporte, histórias que circulavam a região, entre muitas coisas que eternizam essa época.



        Os primeiros capítulos falam sobre a fundação de Hammonia, uma antiga colônia que hoje forma os municípios de Ibirama, Presidente Getúlio, Dona Emma, Witmarsum, José Boiteux e Vitor Meireles. Era uma colonia que antes da fundação, aventureiros e caçadores já conheciam essa região, a fundação se iniciou após comitivas indo atrás da nascente do Rio Itajaí Açu, onde tinham projetos de expansão da colônia de Blumenau (até o Alto Vale do Itajaí) através de uma estrada.


        O livro cita as diferentes tribos e crenças Indígenas da região, o êxodo das tribos para as reservas em José Boiteux e descrevendo as condições adversas que encontraram, como a densa mata atlântica e a falta de infraestrutura. 

        O autor descreve que os indígenas (predominantemente a etnia Xokleng) onde habitavam a área,  viviam de forma autossustentável  mantendo uma relação harmônica com a natureza antes da chegada dos imigrantes alemães, mantendo uma relação harmônica com a natureza. Já os imigrantes, seguiam para desbravar a densa mata para transformar a terra em áreas agrícolas, onde acabaram afetando diretamente o território tradicional dos indígenas, o que resultou em disputas pela terra e recursos naturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista Com a Escritora Débora Claudio

Resenha Crítica de Ricardo - O Mundo Irritante de Norm

Resumo Mês de Junho: O Pequeno Príncipe